Dossiê

da violência contra as mulheres

Dossiê | da violência contra as mulheres

O Projeto

"O Dossiê, foi um projeto mais do que gratificante, onde tivemos a oportunidade de participar da criação de mais uma ferramenta na luta pelos direitos humanos."

Um dos clientes da casa, notável por seu trabalho à frente dos direitos trabalhistas da mulher, o Instituto Patrícia Galvão (IPG) apresenta seu mais novo projeto - e a 42i mais uma vez colabora com seu expertize no desenvolvimento da peça.

Lançado oficialmente no dia 07/08, data da sanção da Lei Maria da Penha, o Dossiê Violência contra as Mulheres tem o propósito de contribuir para o debate sobre o tema nos meios de comunicação tradicionais e nas mídias sociais por meio da compilação, sistematização e disponibilização de dados oficiais e pesquisas de percepção, além de informações relevantes e análises de especialistas sobre a realidade do problema no Brasil.

Dentro do guarda-chuva digital do IPG, o site apresenta um banco de pesquisas e de fontes, com especialistas e profissionais de áreas relacionadas ao tema. Traz também páginas que conceitualizam alguns dos diferentes tipos de violência contra a mulher, como por exemplo feminicídio.

Nosso Processo

Com base em reuniões e conversas com a equipe do IPG, montamos um plano de trabalho com etapas de análise de conteúdo, arquitetura da informação, criação, desenvolvimento, testes e publicação e monitoramento.

Desenvolvemos a interface priorizando o uso dos sistemas de busca, com filtros para facilitar as consultas. Um ponto importante foi o consumo de conteúdo, onde estudamos como otimizar a legibilidade do material e a navegabilidade entre páginas e seções. Uma característica que adicionamos no meio do projeto foi o sistema de compartilhamento de conteúdo, muito importante para facilitar a divulgação e conscientização.

Ficou a nosso cargo também o projeto gráfico e a direção de arte do Dossiê.

Abaixo, alguns wireframes mobile

"Começamos o estudo de interface, pelo mobile. Assim entendemos quais seriam os maiores desafios de interface e de fluxo de navegação."

Alguns wireframes desktop

"Uma vez definida a hierarquia do conteúdo e o fluxo de navegação, desenvolvemos as demais telas"

Devido ao seu conteúdo delicado, um dos maiores desafios desse projeto foi desenvolver suas ilustrações de forma que não fossem fossem um mecanismo de desencadeamento para as vítimas, apelativas ou involuntariamente caraterizassem algum estereótipo. Desenvolvido com maestria, o trabalho foi assinado por George Schall e deu conta da expectativa alta que foi gerada, tendo resultado muito positivo.

Algumas ilustrações do projeto

Etapas

Aqui, alguns registros do processo de produção do Dossiê:

Conclusão

O Dossiê, foi um projeto mais do que gratificante, onde tivemos a oportunidade de participar da criação de mais uma ferramenta na luta pelos direitos humanos.

O projeto gráfico, as ilustrações e composições, os formatos de conteúdo, os mecanismos de busca e de funcionamento, todos tem o objetivo de facilitar o uso dessa ferramenta.

Nesse projeto conseguimos contribuir utilizando o nosso know-how e a nossa especialidade e foi muito desafiador pela sensibilidade necessária pra tratar um assunto delicado, sem perder a objetividade.

Ficha-Técnica

Link do projeto

Site

Cliente

Instituto Patrícia Galvão

Ano

2015

Tipo

Site

Plataformas

Tecnologias

HTML CSS3 Javascript

Suporte