logo levante
Logo Levante
Logo Levante

Bem vindo à soma
de dois universos

Olá! Se você veio até aqui procurando pela 42i, saiba que ainda estamos aqui. Só que crescemos para conseguir produzir digital + motion sob um mesmo teto.

Se quiser ver as coisas novas que estão rolando, siga a gente no Facebook e Instagram. E se quiser marcar um papo com a gente, é só escrever para ola@levante.cx

Enquanto a nossa nova casa vai ficando pronta, você ainda pode conferir nossos trabalhos como produtora digital aqui mesmo!

Continuar

❤ Ada Lovelace

Personagens Inspiradores: A primeira programadora

Se hoje nossa vida tem tecnologia digital por todos os lados, devemos um pouco a Ada Lovelace. Apesar de hoje o mercado ser amplamente masculino, uma das personagens mais importantes da história do desenvolvimento tecnológico é do sexo feminino. Pioneira, Ada Lovelace é reconhecida internacionalmente como a primeira programadora da história.

Nascida em 1815 com o nome Augusta Ada Byron e única filha legítima de Lord Byron, Ada teve criação científica desde pequena. Estudiosa de matemática, a mãe de Ada não queria que a filha seguisse o caminho tortuoso do pai na poesia.

Intitulada Condessa de Lovelace, entre 1842 e 1843 Ada ajudou o colega, Charles Babbage, no desenvolvimento da primeira máquina de cálculo. Seu trabalho permitiria que a máquina calculasse os números de Bernoulli, onde Ada criava algoritmos para serem processadas pela máquina, o que muitos consideram ser o primeiro software ou o primeiro programa de computador.

Entre 1842 e 1843, ela criou notas sobre a máquina analítica de Babbage, que foram republicadas mais de cem anos depois. A máquina foi reconhecida como primeiro modelo de computador e as anotações da condessa como o primeiro algoritmo especificamente criado para ser implementado em um computador.

Todo o estudo e esforço valeu à pena. Ada gravou seu nome na história, ainda que não tenha tido tempo de aproveitar esse sucesso, já que a máquina que ela ajudou a criar não foi construída durante o seu tempo de vida.

Em 1982, uma linguagem de programação estruturada ganhou o nome Ada como referência a uma das personagens mais representativas da história da tecnologia. Ada Lovelace também tem uma data em sua homenagem: celebrado no dia 15 de outubro, o “Ada Lovelace Day” tem como objetivo destacar os feitos das mulheres nas ciências, tecnologia, engenharia e matemática, e também encorajar novatas neste caminho.

Lovelace morreu muito jovem, aos 36 anos, mas, por seu trabalho e seu legado, estará para sempre em nosso universo de personagens inspiradores.

Saiba mais: